13 DE DEZEMBRO – DIA DO AUDIODESCRITOR

No dia de Sta Luzia, a santa protetora dos olhos, também é comemorado o Dia do Audiodescritor, profissional que transforma imagens em palavras, colaborando para que pessoas com deficiência visual possam entender melhor produtos audiovisuais e participar em igualdade de oportunidades de todos os tipos de eventos e espetáculos.

A charge abaixo, de Ricardo Ferraz, mostra a complexidade do trabalho desse profissional e as diferentes aplicações do recurso:

A charge de Ricardo Ferraz, intitulada: AUDIODESCRITOR, PROFISSIONAL QUE TRANSFORMA IMAGENS EM PALAVRAS, mostra uma audiodescritora com headset e roteiro em mãos, dentro da cabine, em torno da qual está um grande fone de ouvido. Várias pessoas, algumas com fones de ouvido, estão sentadas em frente da cabine e dela saem ondas sonoras que apontam para várias possibilidades de uso da audiodescrição, como: palestra, filme, peça, musical, museu e casamento.

Transcrevo aqui o poema VER COM PALAVRAS, composto para o site, para homenagear a todos os audiodescritores brasileiros, estes profissionais que tanto têm contribuído para práticas culturais mais inclusivas Brasil afora!!! Parabéns pelo seu dia!!!

  VER COM PALAVRAS
Lívia Maria Villela de Mello Motta

Quem audiodescreve vê com palavras.
Vê, observa, registra,
Transforma imagens em palavras…
Para quem não enxerga poder
Peça, filme, desenho,
Até ópera assistir…
E ver com palavras
O que a imagem quer mostrar.
Quem não enxerga
Pode saber que o moço está de preto
E a moça de amarelo…
Que o homem de barbas grisalhas
Entrou e o pacote sobre a mesa colocou…
O que, quem, como, onde e quando
Ganham cores e formas.
As palavras vão chegando
E o entendimento completando.
Um vê, o outro escuta,
E com palavras podem enxergar,
Abrir a janela e espiar…
Cultura e informação acessar.
Quem audiodescreve vê com palavras
E quem assiste também vê com palavras.

8 Comentários para 13 DE DEZEMBRO – DIA DO AUDIODESCRITOR

  1. avatar

    Mestra, Professora, Audiodescritora, Poeta e amiga. Essa é a Lívia. Grande Lívia! Tem tempo para tudo e para todos. Está aqui e acolá sem reclamar. Faz tudo e mais um pouco e não se satisfaz, sempre quer mais. Sempre antenada, ligada e conectada, manhã, tarde e noite. Quanta energia. Ave Maria! Agradeço por essa linda homenagem e por fazer parte dessa história. Quero deixar registrado aqui também, um “Grande Abraço” a todos os audiodescritores (as) desse mundo a fora, que assim como eu, se fizeram presentes e fizeram as coisas acontecer nesse dia 13 e nos demais 364 dias do ano. Parabéns!

    • avatar

      Wagner, meu amigo e companheiro de trabalho, que bonito isso!!! Muito obrigada!!! É muito bom contar com pessoas como vc no grupo de trabalho da VER COM PALAVRAS… E não é que tem veia de poeta também???? Beijos.

  2. avatar

    parabéns, livia querida! agradeço todo dia pelo presente que ganhei lá em 2010 ao entrar naquela sala de aula no instituto vivo e, com teus ensinamentos, tua generosidade, tua vivacidade, teu incentivo, descobrir um rumo muito mais bonito pra minha vida. aprendi, aprendo e vou seguir aprendendo vida afora contigo, inspiração e modelo pra todo audiodescritor brasileiro. gratidão é pouco! beijos desta tua “filha”, mimi.

    • avatar

      Mimi querida, bom demais ter e ver essa “filha aluna” tão talentosa a expandir com criatividade e muita determinação a audiodescrição nas terras gaúchas. Beijos felizes.

  3. avatar

    Lívia, querida

    Parabéns!!!!!!!!

    Não sabia que hoje é o Dia do Audiodescritor. Assim, na sua pessoa, gostaria de enviar um abraço carinhoso a todos os audiodescritores, profissionais que aliam magia e competência, criatividade e trabalho duro, prá dar conta das belezuras que nos rodeiam.

    Com toda a minha admiração e carinho,

    Marta Gil

    • avatar

      Querida Marta,

      Muito obrigada!!! Vc definiu muito bem o audiodescritor: “Profissional que alia magia e competência, criatividade e trabalho duro prá dar conta das belezuras que nos rodeiam”. O máximo!!!
      Beijos.

  4. avatar

    Muito legal … disse tudo. Parabéns!!!! e SUCESSO!!!

    • avatar

      Querida Fátima,
      Vc também está de parabéns pela sua dedicação e trabalho bem feito!!!!

Deixe um comentário

Nome:

E-mail::

Links:

Deixe seu comentário: