CONCERTO ACESSÍVEL COM AUDIODESCRIÇÃO E LIBRAS APRESENTA OS COROS INFANTIL E JUVENIL OSESP NA SALA SÃO PAULO

Fotografia colorida do coro infantil composto por meninos e meninas, regido por Teruo Yoshida, no palco da Sala São Paulo. Os meninos usam camisetas ou camisas de mangas longas pretas; as meninas, vestidos pretos. O regente é um senhor japonês de cabelos grisalhos. Usa terno cinza claro e camisa branca. (Foto: Diego de Andrade)Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Fundação OSESP convidam para o Concerto Acessível com a apresentação dos Coros Infantil e Juvenil da OSESP regidos por Marcos Thadeu e Teruo Yoshida. A apresentação conta com os recursos de audiodescrição e interpretação em LIBRAS.

Local: Sala São Paulo.
Endereço:
Praça Júlio Prestes, Nº 16 (próxima à Estação Júlio Prestes).

Data: 24 de junho.
Horário: 11:00 horas.
Entrada gratuita.
Favor confirmar presença por email: marina@vercompalavras.com.br  ou pelo Whatsapp (11)9 9848-1264

Audiodescrição: VER COM PALAVRAS.
Roteiro e narração: Lívia Motta.
Consultoria: Felipe Monteiro.
Interpretação em LIBRAS: Fabiano Campos.
Consultoria: Sueli Ramalho.

Sobre o Coro Infantil OSESP: O Coro Infantil estreou em novembro de 2000, em concerto regido por Roberto Minczuk, interpretando a Sinfonia nº 3 de Gustav Mahler. Em dezembro do mesmo ano, as crianças participaram do War Requiem de Britten, sob regência de John Neschling. Sob orientação e regência do maestro Teruo Yoshida, os ensaios são realizados duas vezes por semana na Sala São Paulo. Qualquer criança de 8 a 13 anos pode ingressar no Coro Infantil. O grupo reúne meninos e meninas, em sua maioria sem formação musical anterior, para aulas de solfejo, percepção musical, técnica vocal, contato com outros idiomas, além da oportunidade de se apresentar ao lado da Osesp na Sala São Paulo, em grandes obras do repertório coral-sinfônico.

Sobre Teruo Yoshida: Regente do Coro Infantil da Osesp, do Coral Eco e do coro da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, Teruo Yoshida é reconhecido como referência em canto coral no Brasil. Nascido em Tóquio, no Japão, Teruo iniciou os estudos de piano aos cinco anos e, aos oito, entrou para a primeira formação do coral infantil de sua cidade, onde recebeu educação musical básica. Com quinze anos começou a reger grupos vocais em um colégio em Tóquio e, mais tarde, entrou para o curso de canto da Faculdade de Arte Gakuguei. Formado, transferiu-se, em 1965, para o Brasil, onde diplomou-se em piano pela Academia Dramática e Musical Mozarteum de São Paulo. Deu aulas no Colégio Japonês de São Paulo e, em 1968, fundou o Coral Eco. À frente do grupo, participou das principais produções de óperas e concertos do País, apresentando-se com frequência no Teatro Municipal de São Paulo, em montagens como Tosca, Carmen e La Bohème, entre tantas outras.

Sobre o Coro Juvenil OSESP: O Coro Juvenil foi formado em 2004 para atender jovens que não mais se enquadram em grupos infantis. No Coro Juvenil, alunos de 14 a 17 anos seguem os estudos de musicalização, solfejo, percepção musical e o contato com outros idiomas. São trabalhados repertórios mais complexos e ecléticos, apresentados na Sala São Paulo e em eventos especiais. O grupo tem a regência de Marcos Thadeu.

Sobre Marcos Thadeu: Regente dos Coros Acadêmico e Juvenil da Osesp e professor de canto na Faculdade Cantareira, Marcos Thadeu estudou com Sérgio Magnani, Berenice Menegale, Eladio Pérez-González, Esther Scliar e Carlos Alberto Pinto Fonseca. Foi solista e preparador vocal do grupo Ars Nova e do coral da UFMG, além de regente titular do Coral Lírico de Minas Gerais. Trabalhou com maestros como Michel Corboz, Eugene Kohn, Eleazar de Carvalho, Robert Shaw e David Machado.

Sobre o programa: O Coro Infantil apresenta melodias folclóricas de diversos países, entre eles, a Bulgária, Áustria, México, França, Itália, além de composições de Dvorák [lê-se “divorjak”], Hadjiev e Nedyalkov. Já o Coro Juvenil traz obras de importantes compositores do Ocidente, como Bach, Mozart, Haydn e Villa-Lobos, além de Spirituals conhecidos pelos apreciadores da música vocal.

CORO INFANTIL DA OSESP
Regente:
Teruo Yoshida. 

Piano: Ariã Ai Yamanaka. 
CORO JUVENIL DA OSESP 
Regente: Marcos Thadeu.
Piano: Daniel Gonçalves. 
Monitores regentes: Rafael Barrera, Denise Castilho e Gabriel Arsene.

Descrição da foto: Fotografia colorida do coro infantil composto por meninos e meninas, regido por Teruo Yoshida, no palco da Sala São Paulo. Os meninos usam camisetas ou camisas de mangas longas pretas; as meninas, vestidos pretos. O regente é um senhor japonês de cabelos grisalhos. Usa terno cinza claro e camisa branca. (Foto: Diego de Andrade)

Still quiet here.sas

Deixe um comentário

Nome:

E-mail::

Links:

Deixe seu comentário: