QUEM SÃO OS PERSONAGENS DO MUSICAL O FANTASMA DO SOM

O divertido musical para todas as idades, O FANTASMA DO SOM, conduz os espectadores a uma incrível viagem ao mundo encantado do rádio, reproduzindo uma novela radiofônica, repleta de efeitos sonoros. Os personagens usam figurinos bem coloridos que mostram o charme da época de ouro do rádio, com estilo retrô, que inclui roupas, acessórios e penteados que são característicos de determinado período, como poás, rendinhas, listras, saias amplas, casacos acinturados, cabelos com grandes pastas e topetes, por exemplo.

Personagens O Fantasma do Som. Descrição logo abaixo.

Descrição: fotografia colorida, da cintura para cima, dos 11 personagens, todos com as bocas abertas, os olhos arregalados, as mãos para cima, como se tivessem levado um grande susto. Na frente, da esquerda para a direita, Mercedes Azambuja; Urgel Pitomba, com a mão na boca roendo as unhas; Pino Azambuja, Constantina Constante, Cid Farnel com seu acordeon, e Neuza Maria com a sua guitarra. Atrás, Suzete Rupião; Mary Lee, com as duas mãos no queixo; o fantasma de Janete com os braços abertos; Cidinha Bisteca segurando um clarinete e Abdias Conceição, com seu violão.

Pino Azambuja, interpretado por Alexandre Faria, é um homem moreno, estatura mediana, cabelos castanhos anelados penteados para trás, olhos castanhos e bigodes finos e pretos. Ele é uma pessoa com deficiência visual, o dono da Rádio Azambuja, casado com Mercedes e pai de Janete. Veste terno xadrez de marrom e branco, com lapelas largas, camisa vermelha e gravata cinza; usa óculos escuros e bengala de madeira.

Mercedes Azambuja, interpretada por Foquinha, é uma mulher morena, baixa e gorda, cabelos pretos crespos penteados para trás, com uma tiara de flores grandes e coloridas, olhos pretos e sobrancelhas cerradas. Ela é a esposa de Pino e mãe de Janete. Veste blusa preta com um grande decote redondo, mangas com babados vermelhos, enfeitada com as mesmas flores de tecido da tiara; saia vermelha de cetim, com babados coloridos entremeados com renda preta. Ela carrega uma cestinha pequena com tampa e alça com balinhas e doces que põe na boca dos personagens.

Mary Lee, interpretada por Nô Stopa, é uma jovem de pele clara, estatura mediana, magra, com cabelos e olhos castanhos, lábios bem desenhados com batom vermelho. Ela usa blusa vermelha abotoada na frente, enfeitada por broche de strass em formato de laço, com mangas curtas cheias de babados; saia justa branca com listras diagonais que encontram-se na frente, logo abaixo dos joelhos; sapatos lilás de salto; um turbante estampado com uma grande flor vermelha, brincos de argola, colar de bolas douradas e pulseiras coloridas. Nos ombros, uma estola listrada de branco e preto. Mary Lee é a sobrinha americana de Pino e Mercedes.

O Fantasma de Janete Azambuja, interpretada por Lelena Anhaia, é uma jovem com a face bem branca, os cabelos também brancos e longos, enfeitados com uma tiara de flores pálidas, olhos fundos. Anda com pernas de pau que fazem com que ela fique bem alta, como se flutuasse. Usa uma veste branca, comprida e fina, com mangas longas e largas, toda salpicada com lantejoulas prateadas. Um retrato dela com cabelos louros longos, tocando baixo acústico, está pendurado ao fundo do palco, no meio da parede.

Suzete Rupião, interpretada por Claudia Missura, é uma senhora de pele clara, alta e magra, com cabelos brancos, curtos, crespos e armados, olhos castanhos, rosto fino. Ela usa vestido estampado com flores em branco, preto e vermelho, sobre fundo cinza, de mangas longas, abotoado na frente, com gola enfeitada com broche de pérolas. No ombro direito, uma estola em tons de vermelho e cinza, bem cheia, com tiras em formato de folhas; e no pescoço um colar de pérolas. Ela é atriz de rádio teatro há muito tempo.

Cid Farnel, interpretado por Olívio Filho, é homem moreno, alto e magro, com olhos e cabelos castanhos, penteados para trás com topete, bigodinho fino. Ele usa casaco estampado de cetim, com gola xale cor de vinho, sobre camisa verde claro, gravata roxa, e calça cor de vinho. Ele é músico e cantor –  o locutor dos lábios de mel – e toca acordeon.

Neuza Maria, interpretada por Tata Fernandes, é uma mulher de pele morena, baixa e magra, com cabelos encaracolados bem vermelhos, na altura dos ombros. Ela usa uma blusa pink, enfeitada com fitas pretas na frente, com decote canoa que deixa os ombros e as alças pretas de seu sutiã à mostra, contornado por gola de bolas pretas; saia vermelha bem franzida com estampas brancas, na altura dos joelhos. Ela é a rainha do jingle, toca guitarra que fica pendurada em seu ombro com faixa preta de bolinhas brancas.

Constantina Constante, interpretada por Nina Blauth, é uma mulher de pele clara, alta e magra, com cabelos louros virados para baixo, com uma grande pasta enrolada, caindo sobre a testa, olhos castanhos com sombra azul, rosto fino. Ela usa vestido azul estampado com decote V, sem mangas, com xale de cetim azul drapeado preso por broche, e babado na barra. Ela é a  portuguesa do gogó gripado, e toca vários instrumentos, dentre eles o bongo, instrumento de percussão com dois pequenos tambores, bateria e timbal, um tambor brasileiro revestido de madeira.

Cidinha Bisteca, a faxineira, interpretada por Simone Julian, é uma mulher de pele clara, baixa, com cabelos ruivos, curtos e encaracolados, olhos castanhos. Ela usa vestido lilás com listras finas roxas, de mangas curtas bufantes, avental rosa contornado com renda, e babadinho bordado na cabeça.

Abdias Conceição do Nascimento, interpretado por Rubi, é um homem mulato, alto e magro, com cabelos pretos e lisos, repartidos no meio, cobrindo as orelhas, óculos retangulares. Ele usa camisa azul claro de mangas longas, gravata e calça azul-marinho. Ele é o porteiro da rádio.

Urgel Pitomba, interpretado por Edu Mantovani, é um jovem de pele clara, olhos e cabelos castanhos, os cabelos curtos e crespos, barba rala e bigodes. Ele usa camisa branca listrada e calça preta risca de giz, larga e curta, sapatos bicolores em branco e vermelho, chapéu pequeno também vermelho, com copa alta. Ele é o sonoplasta fanho.

O assistente de palco é um jovem anão, louro, com cabelos curtos penteados de lado, bigodinho, que usa camisa xadrez de amarelo e branco de mangas longas com gravata borboleta; calça verde brilhante com suspensórios, e sapatos azuis.

Rádio-atrizes

Descrição: fotografia colorida, em plano americano (dos joelhos para cima) das rádio-atrizes e da faxineira, cantando ao microfone. Da esquerda para direita, Suzete Rupião com a mão na bochecha, a faxineira Cidinha Bisteca com uma das mãos no peito, Mary Lee na frente do microfone, Neuza Maria e Constantina Constante, tocando bongo, instrumento de percussão com dois pequenos tambores.

Rádio-atrizes com Cid Farnel.

Descrição: fotografia colorida das rádio-atrizes: Mary Lee, com uma mão sobre a outra a frente do corpo; Suzete Rupião, segurando um lencinho com as duas mãos abaixadas e juntas; Constantina Constante, tocando pandeiro; e Neuza Maria, tocando sua guitarra; todas em pé, olhando para Cid Farnel que está de frente para o microfone, cantando com os braços abertos. No chão, estão as duas maletas de Mary Lee, uma estampada e a outra xadrez, ambas em preto e branco, com detalhes em vermelho, uma de cada lado do microfone.

 

Por Lívia Motta – em 13 de março de 2013.

Fotos de Andrea Pedro.

 

Um comentário para QUEM SÃO OS PERSONAGENS DO MUSICAL O FANTASMA DO SOM

  1. avatar

    Boa tarde Lívia, sou a Karen (Intérprete de Libras) nos encontramos na Pinacoteca e no evento no Sheraton Hotel… Ficamos de compartilhar o evento do RJ , lembra ? Me manda que eu “espalho” rsrsrsrs…. ou melhor, divulgo , ok. Parabéns pelo trabalho, bjss.

Deixe um comentário

Nome:

E-mail::

Links:

Deixe seu comentário: