FILME COLEGAS COM AUDIODESCRIÇÃO LOTA CINE SABESP

Fotografia colorida da sala do Cine Sabesp repleta de pessoas, antes da sessão.

Foto Diego Oio

Em uma parceria da SABESP com a ADEVA, Associação de Deficientes Visuais e Amigos, e apoio/suporte técnico da VER COM PALAVRAS, Colegas, o bem-humorado road movie de Marcelo Galvão, divertiu e emocionou quase 300 pessoas, a grande maioria com deficiência visual, que lotaram o Cine SABESP, na segunda feira, dia 28/01. A audiodescrição foi feita pela competente Marcia Caspary da Tagarellas, com roteiro elaborado por ela, Mimi Aragon, Kemi Oshiro, com revisão de Felipe Mianes e Mariana Baierle, todos de Porto Alegre.

Fomos, eu, Jumara Bienias e Rosana Bustamante, da Ver com Palavras, recepcionar as pessoas com deficiência visual, ajudar na distribuição dos equipamentos e encaminhamento para a sala de projeção, além da verificação da qualidade do som e outros procedimentos habituais na rotina do audiodescritor.

A sessão contou com a presença dos atores, Ariel Goldenberg e Rita Pokk; do produtor Marçal de Souza;  da deputada Mara Gabrilli; do consultor em inclusão e acessibilidade, Romeu Sassaki; de diretores e funcionários da Sabesp; dos diretores da ADEVA, Markiano Charan e Sandra Maciel; de Karoll Salles, a Miss Brasil com Deficiência Visual; de Diniz Cândido e Vanilda da Rosa, de Curitiba; de alunos, ex-alunos e amigos da ADEVA; pessoas do Instituto Nova Visão e da APAE, além de outros convidados.

Assistir ao filme novamente e poder observar bem atentamente as reações do público com deficiência visual nas cenas engraçadas ou mais comoventes, é sempre um privilégio. Permaneci em pé, na lateral do cinema, o tempo todo, primeiro porque não havia mais lugares vazios e, segundo, porque gosto de observar os espectadores, suas reações, além de estar, também, atenta a uma possível necessidade de troca de equipamentos.

É realmente mágico perceber a emoção que chega até as pessoas pelas palavras. A imagem que no cinema é sempre a protagonista, passa a ser mera coadjuvante. As palavras ganham destaque. As palavras que traduzem as cenas, os cenários, os trejeitos, as fantasias coloridas dos personagens: Aninha de vestido dourado, Stallone de gênio da lâmpada, com um grande turbante e calça bufante, Márcio de capa verde, malha azul e botas de borracha; a sequência das ações… E junto com os diálogos, as palavras que compõem o roteiro de audiodescrição vão ajudando as pessoas com deficiência visual a desenhar em sua mente as imagens que estão na telona, ampliando, dessa maneira, o entendimento do filme.

Ao final, uma grande salva de palmas expressou a satisfação do público com o filme e com a audiodescrição. Parabéns, Marcia, pela delicadeza da sua narração e por acompanhar tão bem o ritmo e cada momento do filme! E que iniciativas como esta do Cine Sabesp possam ser repetidas por outros cinemas… E que não sejam apenas sessões exclusivas para pessoas com deficiência visual, mas também sessões regulares, com a participação de todos, pessoas que enxergam, que não enxergam, que escutam ou que não escutam, contando com recursos de acessibilidade, como a audiodescrição e as legendas.

Por Lívia Motta – publicado em 31 Janeiro de 2013.
 

2 Comentários para FILME COLEGAS COM AUDIODESCRIÇÃO LOTA CINE SABESP

  1. avatar

    Lívia, “profe” querida e generosa! A criança que ainda existe dentro de mim, gosta de imaginar que você é uma fada, que com seus ensinamentos e encantamento nos enfeitiçou com seu poderoso pó de pirlimpimpim! Nos levando a sonhar e querer muito estudar, pesquisar, aprender e praticar esta profissão linda, que em breve será reconhecida formalmente! Você é uma pessoa admirável , sempre disposta, não sei como arranja tempo pra tanta coisa!.. É um exemplo para todos que tiveram a oportunidade de lhe conhecer, trabalhar com você, receber seu incentivo, seu sorriso, seu abraço e confiança! Obrigada por suas palavras, por todo apoio e atenção! A sessão de COLEGAS na SABESP, foi uma das maiores e melhores emoções que já senti. O público, a recepção, o suporte das meninas, TUDO! Parabéns pelo trabalho que a Ver com Palavras vem realizando há anos, incansavelmente, proporcionando e apostando na acessibilidade e inclusão! Um beijo do tamanho de um mundo para TODOS!

    • avatar

      Querida Marcia,

      Muito obrigada pela msg tão carinhosa! Quisera eu ter um pouquinho do pó de pirlimpimpim… Certamente iria esparramá-lo em abundância por aí…
      Beijos, já aguardando a próxima sessão de Colegas.

Deixe um comentário

Nome:

E-mail::

Links:

Deixe seu comentário: