ART NEVER SEEN – EXPOSIÇÃO DE ARTE E LEILÃO PROMOVEM A AUDIODESCRIÇÃO NA POLÔNIA

Foto colorida de várias pessoas com fones de ouvido presos a fios que saem das paredes brancas. Da esquerda para a direita, em primeiro plano, uma jovem loura de perfil, de cabelos longos e camisa xadrez, de frente para outra jovem de camiseta regata branca, blazer bege e calça jeans, ambas com fones. Atrás dela, outra pessoa escuta a audiodescrição com a mão apoiada na parede e, ao fundo, dois homens e uma mulher conversam.Fonte: Audio description Foundation

Uma galeria de arte na Polônia promoveu uma exposição e leilão sem as obras de arte, somente com a audiodescrição das obras, ouvida por meio de fones de ouvido. A exposição teve como objetivos mostrar como as artes visuais podem ser acessíveis às pessoas com deficiência visual e celebrar a audiodescrição como uma forma de arte. Além disso, quis mostrar aos profissionais de museus e galerias o quanto o recurso pode ser útil, envolvente e interessante não somente para os cegos, mas para o público em geral.

O evento foi transmitido por todas as emissoras de TV da Polônia, rádios, jornais e internet, tornando a audiodescrição conhecida por milhares de pessoas. Além de conhecer, muitas pessoas puderam também experienciar a audiodescrição.
 
A exposição, ART NEVER SEEN – ARTE NUNCA VISTA, fez parte de uma campanha da Audio description Foundation e foi amplamente divulgada na mídia e nas redes sociais como uma exposição regular. Quando as pessoas chegaram a uma das mais modernas e prestigiadas galerias de Varsóvia, ficaram surpresas em encontrar somente fones de ouvido pendurados nas paredes completamente limpas. Através dos fones de ouvido, os visitantes escutaram as descrições de cada obra de arte.
Foto colorida, em primeiro plano, de um homem de óculos, camisa xadrez e casaco verde e uma mulher com blusa preta, ambos com fones de ouvido presos a fios que saem das paredes brancas, ouvindo atentamente a audiodescrição. Ao fundo, duas mulheres; uma delas bebe uma taça de vinho tinto. Fonte: Audio description Foundation

Em seguida, houve um leilão e nele, os visitantes foram convidados a fazer seus lances somente com base nas descrições. Os lances foram, em geral, acima do valor de mercado das obras. O dinheiro arrecado no leilão será usado para ensinar os profissionais de museus e galerias a elaborar roteiros e a gravar audioguias com audiodescrição para obras e exposições.

Paralelamente, a Universidade Bialystok lançou o primeiro curso de pós-graduação em audiodescrição da Polônia.
 
Referências
 
 
 
Por Lívia Motta – em 16 de maio de 2012.

2 Comentários para ART NEVER SEEN – EXPOSIÇÃO DE ARTE E LEILÃO PROMOVEM A AUDIODESCRIÇÃO NA POLÔNIA

  1. avatar

    Uma bela inovação.
    Quem sabe outros países, inclusive o nosso, sigam esse exemplo.

    • avatar

      Jumara querida, vc viu que campanha interessante, criativa e super abrangente…. Muitas e muitas pessoas tomaram conhecimento sobre o recurso. Beijo.

Deixe um comentário

Nome:

E-mail::

Links:

Deixe seu comentário: