Fonte: Audio description Foundation
Uma galeria de arte na Polônia promoveu uma exposição e leilão sem as obras de arte, somente com a audiodescrição das obras, ouvida por meio de fones de ouvido. A exposição teve como objetivos mostrar como as artes visuais podem ser acessíveis às pessoas com deficiência visual e celebrar a audiodescrição como uma forma de arte. Além disso, quis mostrar aos profissionais de museus e galerias o quanto o recurso pode ser útil, envolvente e interessante não somente para os cegos, mas para o público em geral.
Em seguida, houve um leilão e nele, os visitantes foram convidados a fazer seus lances somente com base nas descrições. Os lances foram, em geral, acima do valor de mercado das obras. O dinheiro arrecado no leilão será usado para ensinar os profissionais de museus e galerias a elaborar roteiros e a gravar audioguias com audiodescrição para obras e exposições.
Uma bela inovação.
Quem sabe outros países, inclusive o nosso, sigam esse exemplo.
Jumara querida, vc viu que campanha interessante, criativa e super abrangente…. Muitas e muitas pessoas tomaram conhecimento sobre o recurso. Beijo.