O grupo AMIGOS PRÁ VALER, ONG que organiza passeios e visitas culturais e promove a interação entre pessoas com e sem deficiência visual, visitou no domingo, dia 03/04/2011, o Espaço Perfume Arte e História, localizado na Rua Emílio Ribas, em Perdizes.
O espaço, uma iniciativa do Grupo Boticário em parceria com a Faculdade Santa Marcelina, divulga a história e cultura do perfume por meio de um acervo de mais de 500 peças, que registram 5 mil anos de história. As peças estão cuidadosamente colocadas em vitrines que apresentam o perfume na antiguidade, no Brasil, na moda e publicidade, a origem do vidro, a questão da sustentabilidade e reciclagem de materiais, os diversos tipos de frascos. Além das vitrines, há também núcleos interativos que permitem aos visitantes sentir aromas, escutar jingles e assistir a vídeos. O encantamento já começa no hall, que tem o teto iluminado por ponteiras de cristais Swarowski em diferentes lapidações, o que produz um efeito magnífico de estrelas nas cores amarelo, laranja, azul e roxo.
Com projeto de acessibilidade assinado por Amanda Tojal, o local conta com os seguintes recursos: elevador, banheiro adaptado, piso podotátil, mapa tátil, legendas em braille, e audioguia com audiodescrição, o que permite ao visitante com deficiência visual fazer a visitação com autonomia, escutando as informações sobre vitrines e núcleos interativos.
Nesta visita, o grupo teve o privilégio de contar com a presença da curadora do acervo: Renata Ashcar, especialista em perfumes e autora de diversas obras sobre o tema (Guia de Perfumes, Livro Brasilessência: A cultura do Perfume, Livro Banho: Historia e rituais). Renata conduziu o grupo pelo corredores, contando particularidades de cada uma das vitrines, como por exemplo a origem do termo “cecê”.
Quem diria que a origem desse termo tão utilizado até hoje, está no famoso sabonete Lifebuoy, que chegou ao Brasil após o fim da 2ª Guerra e que, recentemente, foi relançado. A campanha publicitária, de muito sucesso, enfatizava o poder do sabonete em combater o mau cheiro do corpo: C de cheiro e C de corpo. A sigla se popularizou e transformou-se no vocábulo cecê, encontrado no dicionário.
Outra informação histórica curiosa é sobre a paixão de Napoleão Bonaparte pelos perfumes, o que levou o fabricante da Kölnisch Wasser (Água de Colônia) a desenvolver um frasco especial – um vidro alto e fino verde – para que ele pudesse levá-lo dentro de suas botas.
Vale lembrar que a audiodescrição em museus e outros espaços culturais poderá ser gravada completando o texto dos audioguias ou feita ao vivo por monitores. O audioguia é um sistema de locução para visitas em museus, centros e monumentos históricos, centros culturais e outros, já usado há bastante tempo em museus da Europa e Estados Unidos para permitir ao visitante uma visitação informada e autônoma. Antigamente, os audioguias eram gravados em fitas cassete e hoje são gravados em aparelhos de iPod que têm mais recursos de navegação, além de serem menores e anatômicos. Um audioguia com audiodescrição contém mais informações descritivas, que permitirão a visualização do local, das obras de arte e monumentos lá expostos.
Os visitantes podem também conhecer a classificação olfativa, um sistema baseado em famílias, cada qual com subcategorias e características próprias, e matérias-primas de diversas origens, como flores, raízes, folhas e caules, musgos, madeiras e cascas de árvores, resinas, gomas e bálsamos, especiarias, condimentos e ervas aromáticas, sementes, grãos e frutas. Isso será possível no Olfatário, um aplicativo multimídia com 6 aspersores de perfume. É composto por grande painel, com 6 placas retangulares. Em cada uma delas há um botão e um pequeno orifício para liberar as fragrâncias, com etiqueta em braille identificando-as. O audioguia com audiodescrição convida o visitante a apertar e segurar por um instante o botão, inclinar levemente o corpo para frente e sentir o aroma!!!
Certamente uma tarde de muita aprendizagem para todos!!!
E certamente, uma experiência de muita aprendizagem também para mim, audiodescritora, que ao preparar o roteiro para o audioguia com audiodescrição, pude mergulhar no universo da perfumaria e conhecer muitos fatos interessantes, informação nova que ampliou o acervo cultural. Além do conhecimento histórico representado pelos muitos frascos de perfume, sabonetes e outros objetos referentes ao tema, os quais encontram-se dentro das vitrines, o audioguia também descreve essas peças e orienta o visitante em todo o seu percurso. Um trabalho minucioso que antes de ser finalizado foi testado pelos consultores com deficiência visual Jucilene Braga e José Vicente, para os ajustes finais no roteiro. A próxima etapa foi a gravação feita em estúdio pela Iguale, com escolha de voz e trilha sonora para tornar a visita audiodescrita ainda mais agradável e significativa.
Mais informações sobre o local, para quem quer fazer essa incrível viagem ao universo da perfumaria, encontram-se abaixo:
Endereço: Rua Dr. Emílio Ribas, 110. Perdizes. (em frente à Faculdade Sta Marcelina, próximo à Rua Cardoso de Almeida, entre ruas Paraguaçu e Itapicuru).
Telefone: 11 23617728.
Horários: Terça a sábado: das 10:00 às 18:00 horas.
Quinta-feira: das 10:00 às 20:00 horas.
Domingo: das 12:00 às 18:00 horas.
Por Lívia Motta (publicado em 05/04/2011)
Olá pessoas amigas, que bom! Estamos atingindo nosso ideal, cada dia mais pessoas abraçando a causa da pessoa com deficiência, novas pessoas com deficiência vindo desfrutar de museus, parques, teatros com acessibilidade, isto é maravilhoso!
Obrigado Renata, Lívia, Amanda e participantes que fazem tudo isto acontecer, juntos tudo fica mais fácil.
Como tenho falado:
Para a pessoa com deficiência visual a audiodescrição vem como uma ilustração, é ler um livro com páginas coloridas, com paisagens mostrando a beleza da natureza, caricaturas dando um ar de graça, fotos registrando personagens, obrigado por nos emprestar seus olhos, nos fazendo ver com palavras.
Amigos pra valer!
Caro Zé Vicente,
Obrigada vc por prestigiar os eventos e permitir que tantas pessoas possam desfrutar de cultura e entretenimento. Tenho percebido que em todo evento, há pessoas novas que estão experimentando a audiodescrição pela primeira vez. Isso é super legal!!! Vamos em frente!!!
Para mim foi uma honra poder participar de mais este trabalho. Fico muito feliz em saber que muitas pessoas se beneficiaram e muitos mais ainda se beneficiarão com trabalhos inclusivos com o que pude de certa forma contribuir. Tudo que faço em prol da inclusão seja remunerado ou não, é com muito amor!!!
Querida Lívia, teacher, parabéns pelo seu trabalho que simplesmente é sem palavras!!! Estranho isto né, uma vez que aqui encontramos muitas palavras, mas é muito difícil descrever todas estas maravilhas…
Com carinho de sua amiga e fã…
Ju e Príncipe Charlie
Aproveito o espaço para convidar a todos que visitam este cantinho pra lá de especial para também me visitar em http://www.domvirt.com.br/ju
Fiquem avontade, puxem a cadeira e conheça também o nosso espaço.
Deixem suas perguntas, vou amar respondê-las.
E pensar que aquele filme da Barbara Streisand foi o comecinho de tudo, não é Ju??? O filme que vc tinha que assistir para o trabalho da São Marcos foi mesmo o marco inicial da minha trajetória nessa área da audiodescrição. Lembro que fiquei tão impressionada em perceber o seu entendimento de certas cenas. Só pela entonação de voz vc já me fornecia informações que comprovavam o seu entendimento. E olhe que o filme não era dublado não…
Obrigada, querida Ju, por sua amizade e parceria sempre.
Eu Mônica não pude estar presente, mas minha irmã Márcia esteve no espaço e chegou encantada!
Diante dos comentários cheios de detalhes, só posso crer e afirmar que para todos o passeio foi extremamente proveitoso!
Parabéns ao José Vicente e a Marilene, pela oportunidade que eles me dão como Voluntária de fazer parte de tudo isso. E por fazer a vida da minha irmã tão diferente hoje em dia.
Parabéns Lívia, que eu admiro e declaro esta admiração grandiosa sem nenhum pudor..rsrs.
Esta nota foi escrita tanto cuidado e carinho, que sinto como se eu estivesse lá.
Que vocês continuem apostando nestes projetos e cntribuindo culturalmente com o nosso progresso e as nossas tardes maravilhosas juntos que nos ensina e acrescenta cada vez mais.
Abs e Parabéns aos responsáveis mais uma vez
Mônica Azevedo e Márcia Azevedo
Oi Mônica,
Muito legal sua msg! Super obrigada! Senti mesmo sua falta lá no Espaço Perfume Arte e História. Vc tem razão, o trabalho do Zé Vicente frente aos Amigos prá Valer é mesmo importante, dando oportunidades a muitas pessoas de conhecer e ampliar seus horizontes culturais.
Beijo.
Gostei muito do artigo sobre a visita ao museu do perfume. Realmente, considero que esse espaço cultural ficou muito bem adaptado às pessoas com deficiências visuais e porque não a todos os públicos, visto que o tema da exposição já é um convite à interatividade com aromas e cheiros através da história. Os recursos interativos e a audiodescrição fazem do Espaço do Perfume um local especial, agradável e também com muita história para se percorrer…Parabéns Lívia Motta pela excelente reportagem! Amanda Tojal
Muito obrigada pela msg, Amanda! Foi um prazer trabalhar com vc nesse projeto.
Beijo.