ITAJUBÁ, MINHA CIDADE NATAL – APELO AOS CANDIDATOS

Vista aréa de Itajubá, cidade aos pés da Serra da Mantiqueira, com destaque para a Igreja Nossa Senhora da Soledade, uma construção branca que sobressai no meio da paisagem, em dia claro.Quase todo mês vou à Itajubá, minha terra natal, cidade no sul das Minas Gerais, aos pés da imponente e verdejante Serra da Mantiqueira. Tão bonita já foi minha cidade. Lembro de suas praças com canteiros floridos, árvores frondosas quase alcançando o céu azul dos dias ensolarados, os bancos que acolhiam casais enamorados e senhores aposentados que liam seus jornais ou que jogavam xadrez. Pela praça, passeavam moças e rapazes, senhoras apressadas, crianças brincalhonas.

 Hoje, na praça, estão sujos os canteiros, está esburacado e desnivelado o piso, já não são tão floridos os canteiros e nem tão acolhedores os bancos. A cidade está feia. As calçadas têm altos e baixos, as canaletas de ferro para drenagem do piso estão soltas ou mal colocadas favorecendo os tombos e tropeções, os canteiros que ficam no centro do calçadão estão mal cuidados, há lixo prá todo lado, as lixeiras estão sujas e depredadas.

Minha mãe mora bem no centro, área que hoje é um calçadão, por onde não circulam carros. O coração da cidade!!! Andar pelo calçadão está mesmo se tornando uma verdadeira proeza… E olha que não é somente para pessoas idosas não. Está perigoso para qualquer um. Agora imaginem para pessoas cadeirantes, pessoas com deficiência visual, pessoas que andam com muletas ou que se locomovem com dificuldade… Será que em Itajubá não há cadeirantes? Nem pessoas com deficiência visual? Onde estão os itajubenses que não reclamam, que não cobram dos políticos e candidatos por melhores condições para a cidade?

Pois bem, agora é um momento oportuno, não é verdade? Os candidatos têm propostas mil para angariar votos da população. É hora de pegar um grande megafone e começar a cobrar melhores condições para a cidade. Itajubá nunca esteve tão descuidada, tão suja e mal arrumada… Será que algum candidato a prefeito colocou em seu plano de governo uma proposta para calçadas acessíveis, cidade limpa, praças com canteiros floridos, lixeiras novas e outras coisas mais??? Ou será isso considerado supérfluo?

Itajubá pode voltar a ser uma cidade bonita, agradável, acolhedora, ou não?

Por Lívia Motta – publicado em 19 de agosto de 2012.

13 Comentários para ITAJUBÁ, MINHA CIDADE NATAL – APELO AOS CANDIDATOS

  1. avatar

    Oi Lívia, Passei aqui só para dizer que minha família é do Sul de Minas também, inclusive tenho familiares em Itajubá. Minha família é de Pouso Alto, uma cidadezinha pertinho de São Lourenço. Amo Minas Gerais!

    • avatar

      Passar pela Serra da Mantiqueira, observando as montanhas verdejantes batidas pelo sol, as cidades ao pé da serra, lá embaixo no vale, me enche de boas energias…

  2. avatar

    Lívia,
    admiro sua coragem em ver a sua cidade com realismo. Sou mineira, mas não daqui, e neste ano e meio que vivo em Itajubá, percebi as mesmas coisas que você. O que observei também é que a cidade tem muita gente de fora (de vários outros Estados), que vem para a Unifei (dar aulas ou estudar) e não está nem um pouco preocupada com a cidade. Inclusive, ouvi professores falando em tom de desdém que as pessoas daqui só se preocupam com o “riozinho”. Tenho visto no trânsito pessoas mal educadas, com estresse de cidade grande, e qual não é minha surpresa quando olho as placas e são, em sua grande maioria, de SP. Ou seja, as pessoas vêm para cá e, além de não se preocuparem com a cidade, ainda tentam nos impor a sua cultura, o seu estresse, a sua falta de educação. Acho que isso se reflete em tudo o que você disse, inclusive na sujeira da cidade. Talvez hoje Itajubá tenha menos itajubenses do que em seu tempo, por isso a falta de zelo pela cidade.

    • avatar

      Cara Aidê,
      Muito obrigada pela visita ao VER COM PALAVRAS! Achei suas colocações surpreendentes… Será que os visitantes não percebem que uma cidade mais limpa, mais acessível será uma cidade muito mais valorizada e com uma qualidade de vida muito maior para todos que nela vivem???
      Abraços mineiros.

  3. avatar

    Querida Lívia,

    Itajubá realmente merecia ser mais bem tratada. Não estamos aqui falando de política ou de políticos e sim de consciência , inclusão e participação de todos.

    Você que trabalha diretamente com a deficiência visual certamente tem uma visão mais apurada das condições de acessibilidade da cidade. Nem canteiros floridos nem calçadas ou ruas acessíveis.

    Meus pais tem mais de 80 anos e até para atravessar a rua e ir à pracinha em frente sua casa eles tem dificuldades.

    Concordo plenamente com você!

    • avatar

      Pois é, querida Eduarda, resolvi usar esse canal de comunicação para chamar um pouco a atenção para a nossa querida Itajubá. Cada vez que vou lá visitar a mamãe, fico impressionada com o pouco caso, a falta de consideração com os idosos, as pessoas com deficiência e a população em geral. E olha que fico mais ali pelo centro que seria a região mais bem cuidada, não é mesmo??? Agora é época de caça aos votos, de sair em busca de mais eleitores para conseguir se eleger prefeito ou vereador. Uma cidade mais limpa, mais bonita, mais acessível para todos, podem ser ótimos argumentos para ganhar mais votos, vc não acha??? Beijos.

  4. avatar

    Já tenho quase 70 anos e não me lembro da cidade melhor que hoje. Antigamente nem bueiros existiam, era buracos e as ruas com aqueles bloquetes feios colocados pra todo lado.

    • avatar

      Pois eu já vi a cidade bem melhor, Sr. Elvesio. Ultimamente, toda vez que vou visitar minha mãe em Itajubá, fico impressionada com a sujeira do centro, a quantidade de lixo esparramada pelos canteiros do calçadão e da praça, o piso todo em desnível, com pedras soltas. Como disse no blog, fica impraticável o trânsito de pessoas com deficiência, idosos e outros. Hoje, há um grande movimento em prol de cidades mais acessíveis, o que beneficia a todos e não somente a pessoas com deficiência. Cidades mais limpas, mais verdes, com praças bem conservadas pode ser plano de governo de candidatos a prefeito ou a vereador, o sr. não acha?
      Muito obrigada pela visita ao VER COM PALAVRAS!

  5. É triste ver como as pessoas não percebem que seu próprio ambiente está sendo destruido, deixado de lado e que elas são pivôs destas destruições. Cabe a população cobrar, assim como a Lívia alertar para os deveres dos cidadãos e governantes. E os jovens da cidade de Itajubá?
    Onde estarão?
    Será que eles tiveram a oportunidade de ver um cidade linda como Lívia Motta presenciou?

  6. avatar

    Muito bom, tia Lívia!

  7. avatar

    Lívia,
    Excelente post!!!
    Infelizmente nossa cidade está “jogada às traças”.
    Que este clamor possa realmente chegar aos candidatos…
    Abraço.

    • avatar

      Pois é, Luiz Sérgio, a gente que ama tanto nossa cidade, só lamenta o quanto ela está degradada… Encontrei um candidato a prefeito no calçadão e perguntei a ele o que faria pela conservação e embelezamento da cidade. Acho que este item não constava no seu plano de governo… Uma cidade limpa, com calçadas acessíveis é algo essencial em qualquer plano, não acha? Será que isso não dá voto??? Pessoas com deficiência também votam. Idosos não votam, mas seus filhos, netos e bisnetos sim…
      Beijos.

Deixe um comentário

Nome:

E-mail::

Links:

Deixe seu comentário: