Há alguns dias, Renata Aun, do Instituto Cultural Brasilis, postou em meu Facebook uma notícia sobre um aplicativo inusitado e original: BE MY EYES. E não é que ontem, ela teve a oportunidade de emprestar seus olhos para uma pessoa com deficiência visual que precisava de uma informação!!! Transcrevo aqui seu depoimento entusiasmado sobre a experiência:
“Dia desses me deparei com um aplicativo para smartphones que de fato fará a diferença. Be my eyes permite você “emprestar” seus olhos para pessoas com deficiência visual. O mecanismo é fácil, a utilização não tem segredo e você pode realmente guiar ou auxiliar a quem está solicitando sua ajuda. Baixei faz alguns dias e hoje me requisitaram para algo que eu considero simples, mas que para ele não é possível. Ler o nome da embalagem de um determinado produto. Cumpri minha tarefa com um sorriso imenso no rosto e bastante emocionada por poder auxiliá-lo. Ambos estavam utilizando o app pela primeira vez, alegres pela conexão, alegres pelo resultado. Sim, eu posso ser os olhos de alguém.”
Baixe o aplicativo BE MY EYES em seu iPhone ou iPad e empreste seus olhos para pessoas com deficiência visual que estão precisando de alguma informação visual, tal como o nome de um remédio ou de um produto, algum endereço, a cor de uma roupa, por exemplo.
Leia abaixo a matéria que saiu no blog CATRACA LIVRE:
Leia também o que Diniz Cândido, da Rádio Mundo Cegal e pessoa super conectada no mundo virtual, escreveu sobre o aplicativo. Diniz gravou em áudio o aplicativo em ação.
“O Be My Eyes é um aplicativo que permite que pessoas com deficiência visual se conectem a voluntários que, por meio da câmera do celular, podem auxiliar com informações visuais. Reconhecer a cor de uma camisa, o nome de um remédio ou qualquer detalhe visual que antes era inacessível, agora é totalmente viável com esse programa. Inicialmente, o Be My Eyes está disponível apenas para dispositivos Apple, mas estou certo de que logo deve chegar às outras plataformas.É fundamental, porém, que pessoas videntes possam aderir ao aplicativo e se disponibilizem como voluntários. Penso que se cada indivíduo puder dispor de 5 minutos do seu dia para auxiliar uma ou duas pessoas com deficiência visual, teremos sempre um voluntário disponível, por mais que o uso do programa venha a crescer.
Divulguem entre seus contatos, fale com seus amigos, todos são muito bem vindos nessa rede solidária e gratuita. Abaixo segue link para uma breve gravação que fiz demonstrando o uso do aplicativo e sua eficiência.”
OUÇA AQUI O TESTE DO APLICATIVO.
Simples assim!!! E tão essencial!!!
Publicado por Lívia Motta – em 29 de janeiro 2015.
Quero fazer parte dessa equipe. Adorei a ideia
Quando vocês pretendem fazer o aplicativo para Android?