A CIA FERNANDA BIANCHINI DE BALLET apresentou o lindo espetáculo DIVERTSSIMENT no Teatro Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano do Sul, no dia 23 de setembro. E desta vez, pela primeira vez, com audiodescrição. A audiodescrição estreiou no Ballet da Fernanda Bianchini e estreiou também em espetáculo de ballet no Brasil.
Fernanda é pioneira no método de ensino de ballet para pessoas com deficiência visual, as quais aprendem a dançar, desenvolvendo a harmonia de movimentos, agilidade e coordenação motora, como quaisquer outros bailarinos, desmistificando a idéia que pessoas com deficiência não podem realizar certas atividades. Sua companhia existe desde 1995 e é reconhecida mundialmente. Foi uma honra poder conhecer seu trabalho mais de perto, acompanhar os ensaios de suas competentes e graciosas bailarinas, dos seus habilidosos e dançantes bailarinos.
Espetáculos de dança já contaram, anteriormente, com o recurso. Eliana Franco, em Salvador, audiodescreveu o espetáculo Os Três Audíveis, em 2008. Em São Paulo, em 2009, fui a responsável pela audiodescrição dos dois espetáculos de dança contemporânea do Candoco Dance Company: Still e The Perfect Human. Em 2009, Patrícia Silva audiodescreveu a performance da bailarina Liria Morays, conforme registro do blog: Com Audiodescrição. E em 2010 e 2011, dois espetáculos de dança contaram com o recurso, em Recife, audiodescritos pelos profissionais do Centro de Estudos Inclusivos, coordenado pelo Prof. Francisco Lima.
Divertssiments, o espetáculo apresentado pela CIA FERNANDA BIANCHINI, contou com pequenos trechos de coreografias de grandes clássicos do repertório mundial e também algumas coreografias mais contemporâneas. Foram elas:
O AMANHÃ, AMANHECER, FLORISTAS, DON PASQUALE, A PARADA, A PRECE, GRAN PAS DE DEUX, ROCK BRASILEIRINHO, BOLERO, THE EMPIRE OF TANG, DAMAS E GRAN REAL.
Para preparar o roteiro de audiodescrição de um espetáculo de ballet, além de assistir a alguns ensaios, conhecer os figurinos e saber sobre o enredo das coreografias, pude assistir alguns vídeos no YOUTUBE, conversar com as bailarinas e bailarinos, professores e assistentes. Listar verbos, advérbios e adjetivos que expressam e qualificam os movimentos, o deslocamento suave e delicado no palco, que descrevem os tutus ou titis armados e românticos, os tecidos esvoaçantes que acompanham os movimentos de braços e pernas, os passos curtinhos nas pontas dos pés calçados com as torturantes sapatilhas de ponta, foram procedimentos essenciais para dar ao audiodescritor maior familiaridade com o tema e terminologia.
Finalmente chegou o grande dia!!! Saimos de São Paulo, eu, Jumara e Fátima, audiodescritoras da VER COM PALAVRAS, e Marli, recepcionista da MGM, com bastante antecedência, já antevendo problemas com o trânsito caótico da Av. do Estado, principalmente em uma sexta feira chuvosa. Depois de alguns tropeços para localizar o grande Teatro Paulo Machado de Carvalho, chegamos ao nosso destino em tempo de ver as bailarinas e bailarinos repassando as coreografias, fazendo um reconhecimento do espaço, preparando-se para o espetáculo. Para nós, audiodescritores, é um momento crucial, para complementar detalhes no roteiro, testar o som, checar equipamentos, localização da distribuição dos fones, lugares onde ficarão as pessoas com deficiência visual, de forma a estabelecer a logística da distribuição e acompanhamento durante o espetáculo.
O público começa a entrar no teatro, a preencher grande parte dos 1122 lugares. Tive o prazer de conhecer Juliana Martins, moça bonita e elegante, funcionária com deficiência visual da Prefeitura, que tanto insistiu para que a audiodescrição acontecesse neste espetáculo.
Conheci também a pequena Giovana e sua mãe Annie, jovem energética, cheia de planos inclusivos que quer levar para a distante Imperatriz, no Maranhão. Giovana tem oito anos e nunca havia assistido nenhum espetáculo ou filme com audiodescrição. A timidez que percebi nela no início do espetáculo desapareceu quando ela veio, animada, até a cabine no final do espetáculo. Giovana estava feliz, entusiasmada com a dança. Disse que amou o espetáculo, que quer ser bailarina e dançou passos da dança ouvida e compreendida pela audiodescrição.
Para um audiodescritor, esse é um momento mágico que enfatiza a importância do recurso, que nos mostra claramente a necessidade de expandir o seu uso para que mais pessoas com deficiência visual tenham acesso a espetáculos de todos os tipos, ao universo imagético, às coisas do mundo. Obrigada, Giovana, por seu depoimento lindo e contundente, pelo seu show improvisado de dança e canto com o qual você nos brindou. Giovana é fã de Luan Santana e cantou que só ela uma música inteirinha dele.
Parabéns, Fernanda Bianchini, pelo lindo espetáculo que foi aplaudido de pé pela excelência de seus bailarinos e bailarinas!!!
Por Lívia Motta (publicado em 28/09/2011)
Oi, Lívia! Estou emocionada com o depoimento da pequena Giovana! É lindo ver que a audiodescrição permite que uma criança cega entenda uma arte tão visual como a dança e chegue a sonhar em ser bailarina! A audiodescrição faz verdadeiras mágicas!
Jaqueline, ser audiodescritora e fazer todos esses espetáculos têm me proporcionado experiências realmente incríveis. A satisfação da pequena Giovana foi indescritível. Aquela menina tímida e quietinha que eu encontrei na entrada saiu do casúlo e começou a dançar e a cantar… Foi surpreendente… Beijo grande.
Oi Lívia! Sou deficiente visual, moro no Rio de Janeiro e estou muito interessada em conhecer mais de perto seu trabalho. Estou fazendo pós graduação na faculdade Angel Viana e o tema de minha monografia será sobre a audiodescrição na dança como ferramenta de educação e inclusão.Será que poderíamos conversar?
Olá Moira, muito prazer em recebê-la aqui no blog VER COM PALAVRAS. Já assisti algumas matérias suas para a TV Brasil. Que bom saber que sua monografia será sobre audiodescrição na dança!!! Já fiz vários espetáculos de dança: do grupo inglês Candoco Dance Company que se apresentou no Teatro Alfa, do ballet Quebra Nozes, também no Teatro Alfa e do Ballet da Fernanda Bianchini. Sempre experiências fantásticas!!! Podemos sim trocar idéias sobre o tema. Forte abraço.
Rita Romero disse:Sou mãe de uma menina linda, seu nome é Thabata, ela tem 20 anos é deficiente visual, ela nasceu no Rio e estudou por 10 anos no Instituto Benjamin Costant (IBC/RJ), atualmente moramos em São Bernardo do Campo SP e ela estuda no Instituto Padre Chico (IPC/SP), gostaria de saber quais os pré requisitos para matriculá-la na escola de de ballet Fernanda Bianchini.Desde já muito obrigada. A mãe Rita.
Pessoa maravilhosa , que vê o seu próximo com a alma, mostra a cada dia que o amor supera qualquer coisa, com respeito, dedicação e comprometimento…… parabéns
Obrigada, cara Priscila!!! Lembro muito de vc na faculdade. Beijo.
Parabe9ns a APAA pela iniciativa de tcnoinuidade do projeto de AD nos espete1culos do Teatro Se3o Pedro . Desejo que esta histf3ria tenha inicio, meio, mas que ne3o tenha fim. Parabe9ns Livia Motta!
Bom dia Livia !!Estou muito contente e feliz por fazer parte desta incrível cruzada em prol da pessoa com deficiencia.Fiquei orgulhoso de ver, tanto vc como o querido Paulo em suas esplanações sobre a audiodescrição. Sei que ainda é pouco, mas com esta pequena semente, foi dado o ponta pé inicial.Bjs querida .. sei que tanto eu quanto milhares de pessoas estarão aguardando anciosamente o momento de nossa vitória audiodescritiva . rssssMais uma vez, meus sinceros parabéns!
Muito obrigada pela visita ao VER COM PALAVRAS, Merly!
Tia, ficamos arrepiados com seu trabalho….parabens!!! Realmente são momentos como esse que valem nossa luta e trabalho. beijo.
É isso, Mari, são momentos mágicos como esse que mostram a relevância deste fantástico recurso de acessibilidade comunicacional. Beijo.
Mais uma linda história, querida amiga!
Obrigada pela visita ao VER COM PALAVRAS, querida Fernanda.
Woot, I will ceanirtly put this to good use!
Y mucho me temo, Rafa, que seguiremos contabilizando más muertes de estas…son como tristemente dices.. invisibles..Nos duelen y mucho.. desamparadas sus familias, ignoradas… Y tantos y tantos culpables..Un beso, Rafa..
That’s a subtle way of thinking about it.
Esta noite me proporcionou uma tripla emoção, e guardarei com muito carinho… O trabalho lindo que realiza com a audiodescrição me possibilitou enxergar um espetáculo de uma nova maneira, diferente de quando enxergava com meus olhos. E enquanto me surpreendia com este “novo olhar”, pensava na pequena e graciosa Giovana, que jamais viu um espetáculo , e que graças ao que você faz, pôde ter acesso a uma apresentação de ballet e conhecer este mundo pela primeira vez. Esteja certa de que você, além dos bailarinos, me fez chorar. Parabéns pelo que torna possível a tantas pessoas, minha querida, e de um jeito tão especial. Adorei te conhecer! Beijo grande em teu coração, Ju.
Ju querida, obrigada por suas palavras! Foi, sem dúvida, um momento especial!
Beijo.
Parabéns Livia por seu trabalho e pela forma apaixonada e contagiante que o faz.
Obrigada, Guilherme, pela sua visita ao VER COM PALAVRAS. A audiodescrição do Ballet da Fernanda Bianchini foi mesmo uma experiência marcante, tanto pela excelência das bailarinas e bailarinos como pela emoção da pequena Giovana ao assistir o espetáculo com audiodescrição.
Beijo.