“AUDIODESCRIÇÃO: TRANSFORMANDO IMAGENS EM PALAVRAS”

Na foto, da esquerda para direita, AC e Rô Barqueiro,Sidney Tobias, Aracy Bernardes e Laercio Sant´Anna em pé; Paulo Romeu e Lívia sentados  na mesa de autógrafos, onde estão livros e taças de prosecco.                                                                         Na foto, da esquerda para direita, Paulo Romeu, Suely da Revista Reação com o livro na mão, Lívia, Maurício Santana da Iguale e Bell Machado do Ponto de Cultura segurando uma taça de prosecco.                    

O primeiro livro brasileiro sobre audiodescrição, uma coletânea de artigos e depoimentos de audiodescritores, pessoas ligadas à acessibilidade cultural e pessoas com deficiência visual usuárias do recurso, foi lançado ontem, dia 24/02/11, na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo. O livro é um marco na história da audiodescrição brasileira, um registro de como fazemos a audiodescrição em peças de teatro, óperas, filmes, documentários, comerciais, festivais de cinema, além de discutir a formação de audiodescritores,  o histórico e panorama brasileiros e no mundo, a questão tão controversa da implementação na televisão brasileira, as leis, decretos e portarias e finalmente o que pensam as pessoas com deficiência visual sobre o recurso.

Organizar esse material para publicação foi um trabalho grande, feito com o amigo Paulo Romeu Filho, articulador do Movimento pela Audiodescrição no Brasil e criador do Blog da Audiodescrição, com a colaboração de Marco Antonio de Queiróz, o MAQ, também um batalhador pela causa e criador do site Bengala Legal.
Com prefácio escrito por Marco Antonio de Queiróz,  apresentação por Lívia Motta e Paulo Romeu, contracapa por Dra. Linamara Batistella, capa de Aracy Bernardes e revisão de Fernanda Cardoso, o livro divide-se em 3 partes. Na primeira estão os artigos escritos por: Paulo Romeu (São Paulo), Eliana Franco e Manoela Cristina (Salvador), Lívia Motta (São Paulo), Graciela Pozzobon (Rio de Janeiro), Vera Santiago (Fortaleza), Lara Pozzobon (Rio de Janeiro), Maurício Santana (São Paulo), Rodrigo Campos (Belo Horizonte), Bell Machado (Campinas), Laercio Sant´Anna (São Paulo), Iracema Vilaronga (Salvador), Naziberto Lopes (São Paulo), Luis Fernando Guggenberger e Eduardo Valente (São Paulo) e Marta Gil (São Paulo).
Na segunda parte, intitulada: A primeira audiodescrição a gente nunca esquece, estão os depoimentos de pessoas com deficiência visual: Sidney Tobias (São Paulo), Joana Belarmino (João Pessoa), Elizabet Dias de Sá (Belo Horizonte), Cristiana Mello Cerchiari (São Paulo), Lothar Bazzanella (São Paulo), Antonio Carlos Barqueiro (São Paulo), Marcos André Leandro (São Paulo), Roger Marques (São Paulo) e Jucilene Braga (São Paulo).
Na terceira e última parte, intitulada: Olhos que Falam, estão os depoimentos dos audiodescritores: Letícia Schwartz (Porto Alegre), Leo Rossi (Piracicaba), Carlos Eduardo Marçal (São Paulo), Marli Fernanda Nunes (São Paulo), Milena Leite (São Paulo), Pilar Garcia (São Paulo) Rosilene Almeida (São Paulo), Rosângela Barqueiro (São Paulo), Ana Maria Campanhã (São Paulo), Ana Maria Rebouças (São Paulo), Camila Feltre (São Paulo), Carmita Muylaert (São Paulo),  Iris Fernandes (São Paulo), Lizette Negreiros (São Paulo) e Maria Adelaide Pontes (São Paulo).
Esperamos que esse material seja útil na formação de novos audiodescritores e um instrumento de informação para o público em geral sobre esse fantástico recurso de acessibilidade cultural e comunicacional. Que possa também abrir novos caminhos, novas perspectivas para a audiodescrição brasileira!!!
Um brinde a todos que fizeram deste sonho uma realidade!!!

 Por Lívia Motta (publicado em 25/02/2011)

16 Comentários para “AUDIODESCRIÇÃO: TRANSFORMANDO IMAGENS EM PALAVRAS”

  1. avatar

    O Ponto de Cultura Novo OLhar, de Campo Grande – MS, sediado no Instituto Sulmatogrossense para Cegos “Florivaldo Vargas” parabeniza pela iniciativa e incentivo á audiodescrição. Esperamos em breve o acesso ao livro. Em maio estaremos estreando a peça ” O Sono Entristecido da Lua Pantaneira”, com a participação de deficientes visuais e audiodescrição!!

    • avatar

      Muito obrigada, Myla! O livro já está disponível para download em DOC, PDF e TXT no site (LIVRO). Que ótimo saber que em breve vcs terão uma peça com audiodescrição!
      Grande abraço.

  2. avatar

    Lívia, infelizmente não pude participar do lançamento. Uma pena!
    Mas, tenho certeza que, assim como a festa, o livro será um grande sucesso e uma grande contribuição para os alunos da áudio-descrição.
    Novamente, parabéns para Paulo e você e para todos que fizeram possível a publicação dessa obra.
    Abraços,
    Francisco Lima

    • avatar

      Caro Francisco,

      Sentimos vc não ter participado no livro, mas certamente não faltarão oportunidades. Vc tb como um dos pioneiros muito tem contribuido para o avanço da audiodescrição no Brasil.
      Grande abraço,

      Lívia

  3. avatar

    Olá Lívia, mais uma vez parabéns pelo livro! Pena que eu não pude estar lá, mas o Mau foi nos representando muito bem. Soube que o meu exemplar já está autografado, ebaaaa!!! Estou louco pra ler!

    Beijão !!!

    • avatar

      Leo, meu amigo e companheiro de audiodescrição em Arcadia Lost,
      Muito obrigada! O livro é um trabalho a muitas mãos e ficou bem representativo dos avanços da AD no Brasil. Vc é parte deste trabalho.
      Beijo.

  4. avatar

    Paulo e Lívia

    O livro é uma delícia!
    Estou de repouso… e pude ler… adorei!
    Adorei conhecer melhor cada um dos autores.
    Recebi algumas ligações… e todos que puderam ler alguma coisa (entre ontem e hoje – menos de 24hs!), adoraram.
    Que este sucesso, seja o começo de uma nova era, como disse a Dra. Linamara. Com todas as conquistas …
    bj todos

    Rô Barqueiro

    • avatar

      Rô querida,
      Vc e o AC fazem parte desta conquista! Obrigada pelas suas palavras e muito bom saber que as pessoas estão curtindo a leitura.
      Beijo grande.

  5. avatar

    Parabéns aos dois ícones da AD e por todos que de alguma maneira contribuiram para o sucesso do lançamento do livro. Foi maravilhoso ver pessoas envolvidas nesta causa interagindo e felizes neste dia, que foi um marco na história da Audiodescrição. Estou orgulhosa em fazer parte desta “família”. Beijos imensos à Lívia que com sua generosidade me ensinou e que com sua sabedoria me criticou ( delicadamente) quando foi necessário. Beijos ao Paulo Romeu que eu conhecia muito de nome e tive o prazer de conhecer pessoalmente ontem. Jô Moraes

    • avatar

      Jô querida,
      Obrigada pela presença ontem e pelo carinho.
      Beijo.

  6. Lívia estou de volta para perguntar onde eu acho o link para baixar o livro?

    • avatar

      Em breve, Ricardo.
      Abraços.

  7. Antes de qualquer coisa, parabéns novamente pelo trabalho de todos os envolvidos, tanto na elaboração do livro, quanto no lançamento ontém na Secretária.

    A festa de lançamento foi ótima, tanto que a fila para pegar um exemplar estava gigante. Você e o Paulo devem estar com a mão doendo até agora.

    Já estou fazendo a edição das gravações que o William fez para colocar no site do Movimento Livre.

    Só faltou meu artigo sobre audiodescrição no livro hein!
    http://www.movimentolivre.org/artigo.php?id=97
    Brincadeira!

    Enfim, parabéns audiodescritovos!

    • avatar

      Muito obrigada, Ricardo. Vou ficar aguardando a reportagem sobre o evento no site do Movimento Livre.
      Abraço grande.

  8. avatar

    Parabéns a todos vocês por presentearem o nosso país com essa obra. Ver todos reunidos nos faz sentir presentes comemorando. Ao Paulo Romeu minha admiração, pois foi com seu blog que conheci de perto a arte de audiodescrever, diariamente nos apresentando os audiodescritores e seus trabalhos, os pesquisadores/professores e seus cursos, os depoimentos, etc. E agora com seu site e blog Professora Lívia, o desejo é de que a audiodescrição chegue mais rápido aos lugares/cidades do nosso país, em que a formação de audiodescritores ainda não existe. Quando teremos acesso ao livro? Saudações “audiodescritas”! Grande abraço!

    • avatar

      Oi Rosa,
      Muito obrigada pela msg! É super legal seu interesse pela audiodescrição e a forma como vem divulgando o recurso!!! Pessoas como vc aceleram o avanço da AD.
      Em breve, divulgaremos como ter acesso à versão impressa e digital.
      Grande abraço.

Deixe um comentário

Nome:

E-mail::

Links:

Deixe seu comentário: