Pela segunda vez, o CARNADEVA, baile de Carnaval na ADEVA – Associação de Deficientes Visuais e Amigos, contou com audiodescrição. Jumara de Andrade Bienias foi a audiodescritora responsável por fazer com que fantasias, decoração e presença dos foliões fossem conhecidos por todos. Nada escapou de seu olhar curioso!!! Ela descreveu com detalhes a fantasia de Branca de Neve da Zildinha, de presidiário do Zé Vicente, de Gata Borralheira da Celinha, de cigana toda cheia de medalhinhas douradas da Marilene, de bruxo com seu turbante com tufo de pele e broche dourado da Silvina.
A medida que as pessoas iam chegando, iamos registrando e passando seus nomes para o mestre de cerimônias para que falasse ao microfone. Chegou o tão esperado momento do desfile de fantasias e Jumara transformou em palavras os paetes, pedaços de lamê, penas e plumas, barbas postiças, máscaras e outros adereços. E foi com palavras que os cegos e pessoas com baixa visão presentes puderam enxergar toda a magia e alegria do Carnaval !!!
Data do evento: 26/02/2011
Por Lívia Motta (publicado em 05/03/2011)
Que legal Profa. Lívia! Esse carnaval em que se controi e se veste a fantasia de ser o que se quer ser, é o melhor do carnaval, e ainda com audescrição, não há alegria maior!
Olá Rosa,
Muito prazer em receber sua visita ao meu site/blog!!!
Bom Carnaval,
Lívia