Você está convidado a soprar conosco a primeira velinha do VER COM PALAVRAS. É isso: comemoramos, hoje, o primeiro aniversário do site/blog VER COM PALAVRAS, colocado no ar em 15 de fevereiro de 2011, com a proposta de divulgar a audiodescrição, recurso de acessibilidade comunicacional que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual, fazendo uma tradução do visual para o verbal. Divulgar e também abrir um espaço para discussão da aplicabilidade do recurso nos mais diversos segmentos, tornando-o mais conhecido e reconhecido. E junto com o aniversário do VER COM PALAVRAS, também comemoramos os avanços da audiodescrição no Brasil.
E foram muitos os eventos com esse recurso de acessibilidade comunicacional no último ano, mais notadamente!!! 2011 foi realmente um ano que ficará na história da audiodescrição. Um marco na acessibilidade comunicacional brasileira, principalmente, devido, ao início da AD na televisão. Mesmo ainda com tímidas 2 horas semanais de programação audiodescrita, mesmo sabendo que nem todas as emissoras estão cumprindo essa exigência, mesmo com problemas técnicos para acessar a programação – ainda assim a chegada da AD na televisão brasileira foi marcante e histórica, contribuindo muito para um maior conhecimento sobre o recurso e um acesso mais pleno a conteúdos audiovisuais para muitos. Lembro que em 95% dos domicílios brasileiros, há pelo menos um aparelho de televisão, o que demonstra que a TV é o grande veículo de comunicação, informação e entretenimento. E é, sem dúvida, muito relevante e chega a ser emocionante mesmo, encontrar pessoas com deficiência visual comentando filmes que passaram no Tela Quente, episódios do Chaves, Jornada nas Estrelas, Todo Mundo Odeia o Cris e outros.
A audiodescrição vem, aos poucos, conquistando mais e mais terreno, mostrando sua importância, expandindo-se para todos os gêneros de espetáculos teatrais como comédias, tragédias, musicais, monólogos, dramas, tragicomédias; óperas, espetáculos de dança contemporânea e clássica, festival de bonecos, espetáculos circenses, filmes de longa e curta metragem, filmes institucionais, documentários, programas de televisão, eventos turísticos e esportivos, missas, desfiles de carnaval, exposições em museus; eventos sociais como casamento por exemplo; congressos, seminários e círculos de palestras, desfiles de modas e eventos pedagógicos, sites e outros tipos de mídia.
E não é que a audiodescrição está também chegando na sala de aula, lugar onde os recursos imagéticos são fartamente utilizados!!! E pode sim colaborar para a remoção das barreiras comunicacionais na escola. Conhecer a escola, assistir a vídeos, apresentações teatrais, ver fotografias e desenhos, participar de experimentos científicos, ler mapas e gráficos, explorar as ilustrações em histórias infantis e livros didáticos, participar de passeios e feiras de ciências, dentre outros, todas essas atividades poderão ser muito mais significativas se contarem com o recurso. Os professores, tendo conhecimento sobre ela, de seus benefícios e aplicabilidade, poderão usá-la como uma ferramenta pedagógica, a qual, certamente, irá permitir que todos os alunos – e não somente aqueles com deficiência visual – tenham acesso ao mundo das imagens, buscando uma visão mais crítica de mundo.
Os muitos eventos dos quais tenho participado foram, ao longo, do ano, sendo registrados no blog. Só não consegui manter o pique da obrigatoriedade de escrita no final do ano, devido ao acúmulo de trabalho. E foi lamentando muito que abri mão de registrar, no tempo que aconteceram, eventos como:
· Congresso Internacional de Turismo Acessível em Socorro;
· Hécuba, tragédia de Eurípedes, dirigida por Gabriel Villela, no Teatro Vivo;
· Mr. Magoo, desenho animado, apresentado com audiodescrição na Sociedade Bíblica do Brasil;
· Missa Acessível na Arquidiocese de Sta Cecília, com audiodescrição e interpretação em LIBRAS;
· Mãos de Vento e Olhos de Dentro, peça infanto-juvenil que foi reapresentada com audiodescrição no SESC Vila Mariana;
· A exposição ARTE E ACESSIBILIDADE – EXPERIMENTAÇÕES ARTÍSTICAS PARA OS SENTIDOS, no SESC São Carlos;
· O Ballet Quebra Nozes no Teatro Alfa;
· Os cursos para professores na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e de Juiz de Fora;
· Natal Iluminado, passeio feito com o Grupo Amigos prá Valer.
Mas, aos poucos, caros leitores, pretendo ir atualizando o tempo perdido com artigos que abordem pelo menos alguns desses eventos. O blog é um meio interativo e cada vez que publico um post, recebo mensagens, questionamentos que só colaboram para enriquecer a prática, o que me permite repensá-la, levando em consideração os aspectos levantados.
Também o livro: AUDIODESCRIÇÃO: TRANSFORMANDO IMAGENS EM PALAVRAS, lançado em 2011 pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, disponível para download no site em várias versões, agora também em áudio, foi bastante acessado e baixado, o que demonstra que o interesse pelo tema vem crescendo. Tornou-se, para nossa alegria, material de referência para estudos e pesquisas.
E então, não temos mesmo muito o que comemorar??? Um brinde virtual e um pedacinho de cupcake também virtual: tim-tim!!! E muito obrigada pelos muitos acessos! Estamos juntos nessa caminhada pela acessibilidade comunicacional…
(Por Lívia Motta, em 15/02/2012)
Lívia,
Parabéns!
E eu nem sabia desse blog.
Fiquei encantada.
et
Tamaki querida, a audiodescrição é o foco de meu trabalho agora. O interesse das pessoas pelo recurso vem aumentando gradativamente.
Beijo.
Lívia, você é uma pessoa abençoada!
Quero parabenizá-la pelo aniversário do site! É uma grande felicidade ter lhe conhecido, acompanhar suas ações, fazer parte dessa caminhada pela história da acessibilidade!
Desejo que você continue contagiando muita gente com seus ensinamentos, como pó de pirlimpimpim, fada professora!
Um grande beijo e abraços inclusivos!
Marcia querida, muito obrigada pela sua msg. Eu fico feliz em ter colaborado para a acessibilidade comunicacional de POA e de ter conhecido vc e esse grupo prá lá de talentoso. Adorei o pó de pirlimpimpim. Beijo.
Olá Lívia ,
fico bem feliz em ver um dos resultados de sua trajetória em favor da acessibilidade ,estamos eu e o Roberto acreditando que este trabalho vem trazer bons frutos e sabendo que podemos sempre aprender e contar com você.
Abraços
Cândida e Roberto
Campo Grande /MS
Cândida e Roberto, muito obrigada pela msg. Apareçam aqui em S.Paulo para assistir aos espetáculos com audiodescrição. Lembro sempre da frase de encantamento do Roberto depois de assistir à ópera Rigoletto: A audiodescrição é uma mágica que faz os cegos enxergarem… Beijos.
Olá, Livia
Não tenho palavras para alguém como você, que dispensa apresentações. Que Deus continue a abençoar você e seu blog por muitos e muitos anos.
Beijos.
Olá Ana Maria, obrigada pela visita a VER COM PALAVRAS e obrigada pela msg. Beijo.
Lívia
Que Deus continue abençoando seu caminho…Cheio de conquistas, emoções e grandes ensinamentos.
Como é bom ver uma pessoa tão determinada nesta causa, sua maneira de ensinar nos remete a sempre a querer mais… amei participar um pouquinho da sua vida!!!
Um grande abraço e muito sucesso!
Alessandra
Olhos da Alma
Querida Alessandra, obrigada pela suas palavras! Vc foi uma aluna interessada e tenho certeza que está usando o aprendido aí com os alunos dos OLHOS DA ALMA. Espero encontrá-la em breve.
Livia querida, parabéns pelo aniversário deste meio de comunicação que é tão útil e de grande qualidade e profissionalismo.
parabéns querida,
beijos
margarete
Muito obrigada, querida Margarete! Tê-la como aluna foi um grande prazer. Estou feliz em podermos trabalhar juntas. Beijo grande.
Parabéns, Lívia, pelo trabalho tão importante de registro relacionado ao recurso da AD. A importância que isso tem para futuros pesquisadores e para o fortalecimento dessa causa é fundamental.
Gostaria de registrar, se me permite, duas outras iniciativas relacionadas a AD, que acontecerem no Rio e em São Paulo: durante todo o ano de 2011, a ARPEF, instituição do Rio de Janeiro, realizou a mostra “Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito” em parceria com o CCBB do Rio e São Paulo; e o CPL Soluções em Acessibilidade, tbm do Rio, realizou no final de 2011, em parceria com a PUC Rio, um curso para formação de audiodescritores.
Mais uma vez, parabéns!
Um abraço e muito sucesso!
Helena Dale
Cara Helena,
Prazer em falar com vc e muito obrigada pela msg!!! Tenho ouvido falar muito bem do seu trabalho e sei que os filmes apresentados no CCBB têm tido boa frequência de pessoas com deficiência visual. Parabéns para vc tb.
Beijo.
Parabéns, Lívia!
O Ver Com Palavras é a materialização da tua excelência, da tua generosidade e da tua garra como audiodescritora, formadora e ativista – uma multiplicadora incansável e admirável, a quem a visibilidade e o crescente sucesso do recurso devem muito. E a quem nós, alunos (a partícula “ex” não cabe aqui: estamos sempre aprendendo contigo), também.
No que me diz respeito, serei eternamente grata e infinitamente honrada pela oportunidade de haver conhecido a audiodescrição a partir da tua imensa experiência e do teu entusiasmo contagiante. Como já pude te dizer, a sementinha que tu plantaste nos nossos corações gaúchos mudou a minha vida, me transformou numa pessoa e numa cidadã melhores e numa profissional feliz e empolgada. Muito obrigada é o mínimo que posso te dizer.
Vida longa à Ver Com Palavras! Vida longa à audiodescrição! Vida longa e feliz, querida Lívia!
Um grande beijo daqui de Porto Alegre.
Mimi querida, que coisa linda sua msg!!! Fiquei emocionada… Muito me orgulha ter uma ex-aluna tão talentosa. A AD está muito bem representada em POA.
Beijo grande.
Querida amiga Lívia,
Parabéns VER COM PALAVRAS , que se clareou com a ESTRELA chamada LÍVIA mergulhada numa jornada num universo escuro . É verdade, amiga ,como fã, admiro sua FORÇA E CORAGEM e desejo-lhe
muito sucesso hoje e sempre. Obrigada por TUDO !! Forte abraço, Rosana
Obrigada, querida Rosana!!! Vamos em frente, sempre com força e coragem…
Bom dia!
Livia, querida parabéns você merece por toda dedicação e ética! Sou grata por fazer parte deste seu compartilhar de conhecimento.
Abs.
Celi
Que data mais feliz pra vc e seus colaboradores…..Parabéns chega a ser muito pouco por esse trabalho maravilhoso desenvolvido por vcs. Qta alegria e felicidade vcs espalharam durante esse um ano…..Que tudo continue dando certo, Li e, que a cada dia mais pessoas possam desfrutar desta sua missão tão nobre
Beijos
Obrigada, querida mana!!! Tenha certeza que a minha alegria e a de todos os meus colaboradores também foi grande. Beijo grande.
Parabéns por mais esta conquista!
É impressionante a sua dedicacao e o carinho com que trata a acessibilidade!
Um grande beijo aqui da Alemanha!
Adriana
Muito obrigada pela sua msg, querida Adriana!!! Uma vez li algo sobre o entusiasmo que dizia: não é o sucesso que traz o entusiasmo, mas é o entusiasmo que nos empurra para mais possibilidades de sucesso. E é com entusiasmo que tenho dissseminado esse recurso tão fantástico que permite que as pessoas com deficiência vejam com palavras. Beijos brasileiros.
Parabéns! Todas as iniciativas que resultam em qualidade de vida para mais pessoas torna-se um parabéns coletivo. Sendo assim, parabéns para todos nós.
Cara Jacira,
Obrigada pela sua msg! Passei lá pelo seu recém-nascido blog e gostei da definição do romancista turco Orhan Pamuk que lá encontrei: “Escrever um romance equivale a pintar com palavras, e ler um romance equivale a visualizar imagens por meio das palavras de outras pessoas”. Vc tem razão, tem muito a ver com a audiodescrição.
Um abraço e sucesso!!!
Livia, muito querida
Parabéns, fada benfazeja!!
É uma delícia (em todos os sentidos, pois estou pensando no cupcake, hummm) comemorare esse ano que foi trepidante e intenso! A colheita está sendo generosa – sim, cabe o gerúndio – porque a sementeira também o foi.
Graças ao seu entusiasmo e competência, muitas pessoas se agregaram, para fazer a AD acontecer.
Hoje é dia de comemorar, juntar forças e energias prá continuar o trabalho.
A acessibilidade comunicacional precisa chegar a todos! Isso é inclusão.
Um beijo carinhoso,
Marta
Marta, delícia é a sua msg tão carinhosa!!! Lembro tão bem daquele nosso primeiro encontro na Offner para falar sobre a possibilidade de colocar a audiodescrição no VIDA EM MOVIMENTO. Menina, parece que foi ontem, não???
E desde então, vc tem contribuido bastante para o avanço da AD, fazendo parte desse grande movimento pela acessibilidade. Beijo grande e obrigada pelo FADA BENFAZEJA.
Parabéns, Lívia!
Sua generosidade em compartilhar os conhecimentos adquiridos com tanto empenho, talento, dedicação e profissionalismo me incentiva ainda mais a continuar nesta luta diária da inclusão. É bom demais poder contar com a qualidade do seu trabalho, mais que isto, o respeito pelas pessoas com deficiência e seus parceiros e seu blog tem conseguido semear a AD em todos os cantinhos e claro, se depender de mim… do planeta!
Forte abraço
Rô Barqueiro
Querida Rô, vc tem sido grande divulgadora e entusiasta da AD desde o momento que entrou em contato mais estreito com o recurso há alguns anos.
Temos sido companheiras de luta pela acesssibilidade comunicacional… Muito obrigada pela msg!!! Beijo.
Livia…Parabéns pela sua luta, sua garra…que o amor que vc coloca em tudo o que vc faz seja multiplicado e que vc colha os frutos das suas conquistas. Beijos, Re.
Obrigada, querida mana!!! Adorei sua msg! Beijos.
Tia….Parabéns!!! O seu trabalho, empenho, motivaçao, dedicação, compromisso, seriedade e responsabilidade são de dar orgulho em qualquer um. Vc merece muita admiraçao!!! Parabéns…esse trabalho é maravilhoso e desbravador!!!
Obrigada, querida Mari!!! Fiquei muito feliz com sua msg. Beijo.
Parabéns pelo seu trabalho e dedicação….. Conserve para sempre esse “dom” que lhe é dado por Deus e que te capacita para esse trabalho que orgulha e traz alegria para todos, principalmente para aqueles que somente podem “VER COM PALAVRAS”.
Muito obrigada, Araken, pelas suas palavras.
Beijo.
Parabéns Lívia pelo primeiro aninho da criança. Criança mesmo porque dá um trabalhão para cuidar e depois que cresce então vira um monstro incontrolável.
O mais importante é que o blog/site é mais uma ferramenta de informação sobre a AD para nós os deficientes visuais.
Beijos
Obrigada, Ricardo! Adorei esse tal monstro incontrolável!!!