Na segunda feira, dia 16 de maio/2011, tive o prazer de participar da banca de mestrado de Cristiana Mello Cerchiari, que desenvolveu o trabalho intitulado: DEFICIÊNCIA VISUAL E ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO, na Faculdade de Educação da USP. Também participaram da banca a professora orientadora, Prof. Dra. Vera Lúcia Marinelli, e a Prof. Dra. Nely Garcia.
Cristiana é uma amiga querida, uma profissional competente, cuja atuação tem sido importante para a divulgação dos recursos de acessibilidade no Brasil. Ela assistiu a todos – e não foram poucos – os espetáculos que fiz com audiodescrição. Compareceu a muitos testes de recepção, como revisora do roteiro de audiodescrição e teceu seus comentários sobre aspectos fundamentais para a reorientação da prática. O seu depoimento sobre o recurso está registrado no livro: AUDIODESCRIÇÃO: TRANSFORMANDO IMAGENS EM PALAVRAS. Ela diz em seu texto que está navegando por mares nunca dantes navegados e que não sabe onde esse barco irá aportar, mas que, definitivamente, quer estar nesse barco.
Em sua dissertação, ela discutiu as pesquisas de Ramos (2000), Motta (2004), Dias (2008) e Magalhães (2009), professores pesquisadores que trabalharam com o tema deficiência visual e ensino-aprendizagem de língua estrangeira, enfatizando a necessidade de inserir informações sobre a deficiência visual desde a graduação, o que certamente poderá colaborar para abrir mais oportunidades de aprendizagem para formadores, licenciandos e alunos.
Pensar em estratégias e em procedimentos didáticos que permitam a participação efetiva, e não apenas periférica, de todos os alunos, transforma o nosso ensinar, enriquece a nossa prática, amplia nossa visão de mundo e do próprio processo de ensino-aprendizagem. Não dá mais para fechar os olhos e achar que nunca ou que dificilmente teremos alunos com deficiência visual em sala de aula. Esses alunos existem e como todos os outros, sabem da importância da aprendizagem de uma língua estrangeira nos dias de hoje, principalmente do inglês e espanhol. Têm o direito de ter acesso aos materiais, ao conteúdo; contar com a atenção e vontade de ensinar do professor e com a adaptação de alguns recursos e materiais.
Parabéns, Cristiana, pelo trabalho bem elaborado, pelo cuidado com seu leitor, pela determinação, delicadeza e amizade!!!
Olá Livia,
Consegui abrir o link, fiquei super orgulhoso pelo desenho que lhe
presenteei, desenho que criei numa época que não sabia o que era
audiodescrição e para mim, foi o melhor presente que recebi por saber
da sua contribuição em prol da acessibilidade!
Ao ler seu texto quando descrevia com emoção e ansiedade pela
realização de mais um sonho, mais uma conquista e uma grande
contribuição para a humanidade! Também foi a minha emoção, em saber
que fui parte integrante dessa transformação histórica!!!
Parabéns,Livia!!!!! Parabéns, Brasil!!!
Abraço fraterno!!!
Ricardo
Ricardo, meu amigo,
Suas charges são sempre super apreciadas. Vc consegue captar muito bem o ponto mais relevante de cada situação. É um prazer muito grande trabalhar com vc!!!
Beijo.
Assim como a Profa. Eliane, também tive o privilégio de acompanhar a defesa da Me. Cristiana e posso assegurar, assim como ela, que o trabalho é de excelente qualidade e a defesa foi primorosa. As intervenções da banca examinadora permitiram aos assistentes conhecer um pouco mais dos trabalhos e das dificuldades da área, ainda tão carentes de estudos e de pesquisadores. Parabéns Cristiana! Aguardamos com ansiedade a rápida publicação (ou as várias) de sua pesquisa!
Tive o prazer de assistir à defesa da Cristiana e corroboro as palavras da profa. Livia, aproveitando a oportunidade para acrescentar que além de ter escrito um trabalho que servirá de referência a todo o professorado de línguas estrangeiras do Brasil também fez uma belíssima defesa, mostrou propriedade, seriedade e determinação também em mudar os caminhos da educação. Parabéns à Cris, à professora Vera, sua orientadora, e às professoras Livia e Nely que proporcionaram um debate digno e enriquecedor. Abraços a todos, Eliane Gonçalves, PUC/SP.
Obrigada pela visita ao VER COM PALAVRAS, Eliana! Foi um prazer conhecê-la.
Beijo.