HASTA LA VISTA: DEPOIMENTO DE ALEXANDRE TÔCO

Foto de Lars com sua mala rosa no colo, Josef em pé com sua bengala e Philip com uma pequena bolsa pendurada no pescoço, na calçada, aguardando, ansiosamente, o furgão.

Fonte: http://imovision.blogspot.com.br

Guardo a impressão de que vivemos um momento histórico para a audiodescrição no Brasil!

Através dos aparelhos de tradução simultânea, uma audiodescrição impecável, com roteiro preciso, que conseguiu descrever lugares, personagens e falas sem atropelos e na qual não faltou nem mesmo vozes diferentes para os personagens o que facilitou em muito a nossa compreensão.
Na plateia, misturados aos espectadores que enxergam, nada menos que 55 pagantes com deficiência visual. Quebramos assim velhas crenças de que “cegos não se interessam por cultura” e que “para cego tudo tem que ser de graça”.
Na tela três jovens, um sonho e um roteiro cuja beleza e verdade só a vida poderia ajudar a escrever.
Como não nos identificarmos na ânsia de liberdade que logo dava lugar ao medo da falta de proteção. Como não sentir a perplexidade dos pais que, por amor, tentavam desesperados proteger os filhos da própria vida.
E como não sorrir e se emocionar ao curtir com os protagonistas as emoções de conhecer lugares e pessoas diferentes, de experimentar coisas que jamais tiveram oportunidade de vivenciar e de realizar enfim seus planos…
Depois de tudo, fica a certeza de que qualquer vida, ainda que breve, vale a pena se tivermos força e coragem para lutar por nossos sonhos…
Estou muito feliz por ter participado desse momento.
Viva aos que têm batalhado pela inclusão e pela audiodescrição!
Viva aos organizadores e patrocinadores de eventos inclusivos como esse!
E Hasta La Vista!

Por Alexandre Tôco – em 28 de maio de 2012.

Still quiet here.sas

Deixe um comentário

Nome:

E-mail::

Links:

Deixe seu comentário: