Filme COLEGAS com audiodescrição no 40º Festival de Cinema de Gramado

O pôster do filme, com fundo predominante azul claro, escrito com letras brancas, é composto por foto colorida na vertical de dois rapazes e uma moça com Síndrome de Down, de frente para o mar, na areia da praia, com um braço erguido, a mão na altura da testa, como se procurassem algo na linha do horizonte. O céu pálido, parcialmente encoberto por uma fina camada de nuvens, preenche quase toda a imagem. Os três parecem observar o mar esverdeado com pequenas ondas espumantes. O longa-metragem Colegas – O Filme, com roteiro e direção de Marcelo Galvão, produzido pela Gatacine, será exibido com audiodescrição ao vivo no 40º Festival de Cinema de Gramado. A sessão ocorre no dia 13 de agosto (segunda-feira) a partir das 21h30, no Palácio dos Festivais. Entre os 48 filmes inscritos no evento (nas categorias longas-metragens, curtas brasileiros e curtas gaúchos), Colegas é o único com audiodescrição. O recurso garante o acesso às informações visuais da obra a pessoas cegas e com baixa visão, além de beneficiar pessoas com síndrome de Down, problemas neurológicos e dificuldade de memorização.

O público com deficiência visual e os demais interessados na audiodescrição devem solicitar os fones de ouvido na entrada da sessão, mediante a apresentação de documento de identidade. A audiodescrição, produzida pela Tagarelas Produções, será feita ao vivo em uma cabine de tradução simultânea. De lá, a audiodescritora Marcia Caspary fará a narração de cenários, imagens, figurinos e ações que não possam ser percebidas pela ausência da visão. Somente as pessoas que estiverem usando os fones terão acesso a esse conteúdo.

Essa é a segunda vez durante os 40 anos do Festival em que um filme conta com audiodescrição. A primeira foi em 2007, com o longa-metragem Saneamento Básico, audiodescrito por voluntários da operadora de telefonia VIVO, com roteiro elaborado por Lívia Motta. A iniciativa revela a preocupação dos produtores de Colegas com o acesso de todos a bens culturais. O roteiro da audiodescrição é de Kemi Oshiro, Marcia Caspary e Mimi Aragón, com supervisão de Lívia Motta. A consultoria é de Felipe Mianes e Mariana Baierle.

Colegas traz de forma poética e divertida a história de três personagens com síndrome de Down. Inspirados pelo filme Thelma & Louise, eles resolvem fugir do instituto onde vivem em busca de seus sonhos: Stallone deseja ver o mar, Aninha quer casar e Márcio precisa voar.  Os protagonistas são Ariel Goldenberg, Rita Pokk e Breno Viola. No elenco, entre outros, Lima Duarte, Marco Luque, Otavio Mesquita e Juliana Didone, além de aproximadamente 60 jovens com síndrome de Down.

SERVIÇO
. Colegas – O Filme, longa-metragem de Marcelo Galvão com audiodescrição ao vivo.
. 13 de agosto (segunda-feira), às 21h30, com entrada a partir das 21h.
. Palácio dos Festivais (Avenida Borges de Medeiros, 2697 – Gramado/RS).
. Trailer com audiodescrição: http://youtu.be/M3c1joyTWgc
. Ingressos: http://www.ingressorapido.com.br/Evento.aspx?ID=22761
. Informações sobre o 40º Festival de Cinema de Gramado: http://festivaldegramado.net/2012/

Assessora de Imprensa: Mariana Baierle (51) 8433 7368
Tagarelas Produções (51) 8118 9814

2 Comentários para Filme COLEGAS com audiodescrição no 40º Festival de Cinema de Gramado

  1. Quero muito ter a oportunidade de ver!

    • avatar

      Vale a pena! É um filme delicado e sensível.

Deixe um comentário

Nome:

E-mail::

Links:

Deixe seu comentário: