3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PcD EM MOGI DAS CRUZES COM AUDIODESCRIÇÃO

O convite, com fundo cinza claro, é ilustrado pela logomarca do evento, em dois tons de verde e branco, e composta pelo símbolo internacional da pessoa com deficiência física: desenho estilizado de uma pessoa em cadeira de rodas, de onde sai a letra C e um balãozinho com o número 3. Balõezinhos quadrados de diversos tamanhos estão espalhados nas laterais. Dentro de um deles, na lateral direita, a logomarca da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Estivemos, eu e Jumara (VER COM PALAVRAS), Michelle e Tiago (MGM), no sábado, dia 31 de março, em Mogi das Cruzes, participando da 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, promovida pela Prefeitura Municipal, em conjunto com a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência. O evento, cujo objetivo foi debater e propor novas perspectivas e políticas públicas para esse segmento, contou com audiodescrição e LIBRAS, o primeiro em Mogi das Cruzes a contar com recursos de acessibilidade comunicacional, que tanto contribuem para a participação mais plena de todos os cidadãos com deficiência visual, auditiva e surdos.

Em um evento como esse, são audiodescritas as imagens de slides e vídeos; é feita a caracterização dos palestrantes; a descrição pormenorizada do auditório, com a localização de toaletes, mesas de coffee break e outros detalhes, para o melhor deslocamento da pessoa com deficiência visual. Além disso, registramos, também, a presença de convidados e autoridades. Sem dúvida, um recurso que, além de ampliar o entendimento e permitir uma participação mais efetiva, traz autonomia e independência.

Isso ficou ainda mais evidenciado quando Ricardo Pedroso, presidente do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência de Mogi das Cruzes, ao conduzir grande parte da votação de propostas, pedia para que os delegados presentes se manifestassem contra ou a favor, levantando seus crachás. O número era, então, imediatamente, transmitido para os fones de ouvido e Ricardo, prontamente, dava continuidade à votação: proposta aprovada ou proposta indeferida. Foi com muita naturalidade e seu costumeiro bom humor que ele comentou com a plateia: “Com audiodescrição, eu enxergo longe…”

Chamou a atenção a fala do jovem prefeito Marco Bertaiolli, empenhado na implementação de políticas públicas que contemplem o cidadão com deficiência. Entre as conquistas da cidade, Bertaiolli destacou a criação da Coordenadoria da Pessoa Com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Copede), a implantação da AACD, a adaptação de 100% da frota de ônibus para o transporte de cadeirantes, o futuro Ginásio do Paradesporto, que será erguido ao lado da AACD, e a Clínica de Fisioterapia, que já está sendo construída ao lado do Hospital de Braz Cubas (http://mogiano.com/noticias-de-mogi-das-cruzes/21569-mogi-das-cruzes-conferencia-municipal-discute-politicas-publicas-para-pessoas-com-deficiencia.html)

O evento foi realizado no Teatro do CEMFORPE – Centro Municipal de Formação Pedagógica – prédio imponente e confortável que tem capacidade para 900 pessoas. Um peça de teatro, sobre o tema deficiência, da Companhia Radiophônica de Theatro foi apresentada na abertura. A peça, uma pantomima, modalidade cênica em que os atores se manifestam por gestos, expressões corporais e fisionômicas, teve a narração e audiodescrição gravadas.

Parabéns aos organizadores do evento, em especial ao Ricardo Pedroso, à Valeriana da Silva Alves, da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, à Marinês Piva, secretária municipal de Assistência Social e à Maíra Malvoni, assistente social! Que mais eventos acessíveis façam parte da agenda social e política da cidade!

 Por Lívia Motta – em 5 de abril 2012.

 

2 Comentários para 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PcD EM MOGI DAS CRUZES COM AUDIODESCRIÇÃO

  1. avatar

    Livia, parabens pelo trabalho realizado!
    A Conferência foi um sucesso, um marco na história de Mogi e ficamos muito felizes em contar com sua equipe!
    Foi o primeiro evento em Mogi das Cruzes com o recurso da audiodescrição, estamos avançando, cada vez mais, em busca de uma sociedade inclusiva!
    Um forte abraço e ate a próxima!

    • avatar

      Maira, foi um prazer conhecê-la e participar de evento tão bem organizado. Obrigada pela visita ao VER COM PALAVRAS. Beijo.

Deixe um comentário

Nome:

E-mail::

Links:

Deixe seu comentário: